O muro que Donald Trump quer erguer na fronteira com o México

Publicado por
29 janeiro 2017 21h39

A construção da barreira entre Estados Unidos e México foi uma das principais promessas de campanha do presidente americano. Levar o projeto adiante vai custar caro

TERESA PEROSA (ÉPOCA)
Na quarta-feira (25), o presidente americano Donald Trump assinou a ordem executiva para iniciar seu projeto de construir um grande muro na fronteira dos Estados Unidos com o México. Uma de suas principais promessas de campanha, a barreira teria o objetivo de impedir a chegada irregular de imigrantes pela fronteira. Estudos sobre o tema apontam que barreiras físicas não sustam definitivamente fluxos imigratórios, mas sim os desviam para caminhos mais incertos e perigosos. Ainda assim, Trump insiste que o projeto é decisivo para a segurança nacional americana e afirma ainda que o governo mexicano pagará os custos, estimados em US$ 25 bilhões. O México, por sua vez, reitera que não pagará um centavo do muro.

>> Os potenciais conflitos de interesse do governo Trump

Hoje, cerca de 900 quilômetros dos 3.200 quilômetros de extensão da fronteira já contam com uma barreira – Trump promete reforçá-la e estender o muro pela parte da fronteira ainda não coberta.

> Donald Trump, um subversivo na Casa Branca

Confira os detalhes sobre o projeto do novo presidente.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.