QR-Code passa a ser inclusa nas carteiras de habilitação

Publicado por
10 Maio 2017 07h24

Conforme divulgado nesta terça-feira (09) pelo Ministério das Cidades e pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em Brasília, todas as Carteiras Nacionais de HabilitaçãoCNHs – receberão a inclusão da tecnologia QR-Code. A inclusão da tecnologia estava prevista nas mudanças anunciadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e passou a valer já nas carteiras emitidas desde janeiro deste ano (2017) . As regras serão válidas para todo o país.

O QR-Code (Quick Response, que significa resposta rápida), serve para evitar impedir falsificações na CNH. O código fica na parte interna do documento e pode ser lido com a câmera do celular do usuário, no aplicativo Lince, desenvolvido pelo Serpro, disponível para download nas lojas da Play Store para Androide e App Store, para iOS.

De acordo com o Denatran, haverá um sistema eletrônico, gerido pelo Serpro (empresa de tecnologia do governo), que dará acesso às informações do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) apenas com a leitura do código, sem a necessidade de digitar as informações.

Ainda segundo o Denatran, cerca de 300 mil CNHs já foram emitidas com o código desde 1º de março. A previsão é que em cinco anos todas as habilitações do país contenham a tecnologia. As modificações das antigas carteiras poderão ser feitas à medida em que os motoristas forem renovando o documento.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta